expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 21 de março de 2013

Descaso: Delegado da Polícia Civil diz que sistema prisional do Rio Grande do Norte está em colapso!


Nathália Rebouças/ DA REDAÇÃO DE FATO

A Polícia Civil se pronunciou sobre os recentes problemas nas unidades prisionais de Mossoró, que resultaram nas interdições da justiça.

O delegado Edvan Queiroz enviou nota sobre a situação do sistema penitenciário, onde denuncia as atribuições e a custódia de presos pela polícia civil.

No texto, o delegado questiona para onde os presos serão encaminhados, pois com a interdição, as unidades prisionais não podem mais recebê-los.  

- “No caso de estar a Cadeia Pública interditada os agentes penitenciários recebem ordem dos superiores de não receber o preso. E este é o problema”, diz.

Edvan reafirma a função da polícia civil e diz que ocorrem desvios.

“O que não se tolera é que a polícia civil fique exercendo esta função (a vigilância e custódia de presos), o que consideramos um desvio de função e uma ação tipicamente ilegal dentro do atual ordenamento jurídico”, denuncia.

O policial ainda tece duras críticas a administração estadual.

“A verdade é que o Governo do Estado é omisso e irresponsável com este problema e isto ocorre há muito tempo. Quem deve construir e aumentar o número de vagas de forma a comportar a demanda de presos ingressantes no sistema penitenciário é o gestor público do Estado”, ressalta.