expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 21 de setembro de 2014

Prefeitos da região prestigiam encerramento da festa de emancipação política de Carnaubais


Uma grande multidão marcou presença na festa de emancipação politica de Carnaubais, cuja data ocorreu no dia 18 de setembro. Na praça, um mar de gente da cidade e região. No camarote, os prefeitos Abelardo de Alto do Rodrigues, Titico de Porto do Mangue e Ivan Jr de Assú vieram prestigiar o colega Junior Benevides e convidados. Créditos: Willame Fotografias.


















































De povoado a cidade dos verdes Carnaubais

Nossa povoação iniciou-se por volta de 1880, quando aqui chegou Antonio Pereira de Albuquerque.  Logo depois chegava Abel Alberto da Fonseca que iniciou as primeiras construções, se tornando pioneiro na organização urbana, contribuindo decisivamente para elevar o lugarejo a categoria de Vila em 30 de dezembro de 1943.

Com o crescimento, o Distrito foi criado com a denominação de Santa Luzia, pelo decreto estadual nº 603, de 31- 10-1938, subordinado ao município de Assu.

Pelo decreto estadual nº 268, de 30-12-1943, o distrito Santa Luzia passou a denominar-se Carnaubais e o município de Assu passou a ser grafado Açu.

Em 18 de setembro de 1963 a Vila conquistou sua independência política através da Lei nº 2927, sancionada pelo então governador Aluízio Alves. O primeiro prefeito foi o senhor Rivadávia Alves Cabral, nomeado pelo então governador (11/8/1921 – 05/06/2006).

Valdemar Campielo Maresco, foi o primeiro prefeito constitucional, eleito no pleito eleito municipal realizado no dia 25 de janeiro de 1965.

Hoje a cidade governada interinamente por Junior Benevides vivencia mais uma etapa de sua história, ultrapassando meio século de organização administrativa.