expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 28 de setembro de 2013

Porto do Mangue: Governadora renova concessão de terras por mais 20 anos

Os moradores da Praia do Rosado, formado em sua maioria por pescadores, criadores de animais e trabalhadores de outras atividades agropecuárias e artesanato receberam neste sábado (28), da governadora Rosalba Ciarlini, o Termo de Concessão de Uso de Área do Estado.

O documento garante a mais de cem famílias da Associação Sebastião de Andrade, o uso da terra por mais 20 anos, sendo objetivo outorgar em definitivo a posse dos lotes. 

A solenidade de assinatura foi realizada no Ecoposto do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). No evento, a governadora ainda garantiu uma ambulância para as comunidades de Porto do Mangue.

Estiveram presentes os prefeitos Titico, de Porto do Mangue, Fabinho de Serra do Mel e a vice-prefeita Emília Patrícia representando Abelardo de Alto do Rodrigues, o deputado Betinho Rosado, o secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), Rodrigo Fernandes, vereadores de Porto do Mangue e região.

Benefícios

Com a renovação da concessão de terras, os membros da Associação terão acesso às políticas de crédito rurais e a segurança de que a terra está legitimada. Além disso, Rosalba autorizou o georreferenciamento dos lotes da comunidade para que sejam emitidos títulos de terras com registro em cartório.

Gratidão

O prefeito Titico parabenizou o Governo pela iniciativa da renovação da concessão e comentou: “Estamos felizes porque a governadora garantiu que será feita a regularização de títulos de terra. Isso vai beneficiar o nosso assentamento e retirar os impedimentos que existem para nós”.

Emoção 
Dona Rosarinha, matriarca, contou a história da comunidade através de um cântico. "Eu sou feliz é na comunidade". [Fotos: Alexson Willame]