expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Embarcações feitas com garrafas PET servirão ao setor turístico-pesqueiro de Porto do Mangue

Trinta moradores da comunidade aprenderam a construir barcos com material coletado.


Uma iniciativa elogiável. Dez embarcações foram entregues com kits completos a Colônia de Pescadores Z17. A iniciativa faz parte do projeto de compensação da Petrobras. 

Em cada barco é utilizado mil garrafas PET como elementos de flutuação e piso junto a outros materiais em sua composição. O projeto é pioneiro no Rio Grande do Norte.

Solenidade

Os órgãos parceiros: PREFEITURA (representada por Titico) PETROBRAS (representada por Peroba), IBAMA (representado por Antoní), MARINHA (representada por sargento Sales) e a COLÔNIA DE PESCADORES (representada pelos diretores Mesquita e Helio) compuseram a mesa. 
Cada um falou sobre o significado do projeto... 
Peroba abordou o Plano de Compensação de Atividade Pesqueira e o Programa de Educação Ambiental.  Também parabenizou o prefeito por abraçar essa idéia.
Antoní falou da preocupação do órgão com os resíduos encontrados em praias, mangues, rios e lixões, onde há sempre garrafas PET descartadas.  
Sargento Sales chamou atenção para o manuseio dos barcos no auxilio dos serviços da comunidade na atividade pesqueira.
Mesquita destacou que somente nas praias, domicílios e comércios foram coletadas doze mil garrafas PET pela própria comunidade.
Hélio adiantou que as embarcações estarão disponíveis para marisqueiras e muito vai ajudar a quem vive da atividade em Porto do Mangue.
Titico agradeceu a todos e disse que a prefeitura não medirá esforços para concretizar ações benevolentes dessa natureza.  

Capacitados  
Equipe da OAK Soluções Ambientais ensinou alunos a confeccionar barcos seguros, vistoriados e aprovados pela Capitania dos Portos.

Alunos (de várias idades) aprenderam como fabricar as embarcações e receberam certificados de capacitação. Veja outras fotos [Alexon Willame]  





Em tempo: A partir de sábado, quem quiser conhecer os barcos e fazer um passeio no rio das Conchas, a Colônia de Pescadores Z17 estará pronta para receber visitantes.