expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Valdeci Medeiros e sua longa trajetória de lutas

Do topo mais alto da política do município a vida pacata no sítio

Percorrendo no caminho da reportagem esbarramos no Jenipapeiro, lugar tranquilo onde hoje mora o ex-prefeito Valdeci Medeiros de Moura, um homem que merece o respeito de todos por sua luta e dedicação a Carnaubais. Aos 81 anos, com lucidez relembra as conquistas e também a falta de reconhecimento após sair do poder. Mas não reclama. Ao contrário, brinca: “O importante é que estou vivo e feliz com a vida que tenho”.

Saudoso, fala com entusiasmo de seu passado como agricultor, criador e arrendador de carnaubal no tempo que cera era ouro. Porém, é da atividade política que ele recorda com mais gosto. Participou ativamente dos momentos decisivos na emancipação de Carnaubais, lutando pela autonomia política do município, foi eleito vereador na primeira eleição em 1965, e reeleito para o segundo mandato na Câmara Municipal. Em ascensão, disputou e venceu a eleição para prefeito em 1976 pelo antigo MDB. Mediante todas as dificuldades da época conseguiu realizar um trabalho de construção da nova cidade, após a cheia de 74, transferindo a sede do município para onde hoje está edificada a nova cidade. 

Sua administração foi marcada pela edificação de prédios públicos. A lista de obras e serviços é extensa. Desde o abastecimento de água, instalação de energia elétrica, pavimentação de ruas, posto de saúde... Enfim, pôs os alicerceis estruturais da urbanização de Carnaubais.


Enfrentou difíceis obstáculos, que não foram poucos, tendo em vista a pequena receita municipal que não cobria sequer as despesas normais e obrigatórias. “Fiz o que pude, apliquei os recursos e saí de consciência limpa”. Revela, seguindo a conversa lembrando de detalhes: “Nunca fui processado, graças a Deus. Eu tinha medo de ser preso”. Confessa. Valdeci lembra que durante seu mandato de prefeito teve muita ligação política e amizade com a classe política do estado, indo por inúmeras vezes a capital era recebido na residência do governador, ao invés do palácio. São tantas histórias que falta tempo pra contar. Sobre os insucessos que o acompanharam, ele demonstra que não gosta muito de falar. 

Depois que passou a faixa de prefeito, em 82, tentou voltar ao poder em 88. Ficou longe. Mais uma tentativa em 92 para vereador. Também não deu. Em 96 disputou sua última eleição inglória.

Sobre a infância, na velha Sacramento [hoje Ipanguaçu] ainda se lembra dos anos escolares, depois indo estudar no velho “Tenente José Correia” na terra dos poetas. Em Carnaubais fincou morada no povoado de Saco, lugarejo engolido pelas sucessivas enchentes do rio Açu. Hoje, olhando para o passado, Valdeci sabe que não se omitiu quando foi convocado a cumprir seu dever de homem público. Sobre a política atual, acredita que pelas facilidades de se conseguir convênios, os gestores deveriam deslanchar. “Mas pensam mais em si e esquecem a cidade”. Conclui.